sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cowboys & Aliens

Tradução literal: Vaqueiros e Alienígenas
Ano: 2011 / Produtora: Universal Pictures / 1h58min


Sinopse:

"Em 1873, no Arizona, um homem chamado Jake Lonergan (Daniel Craig) acorda sem nenhuma memória de seu passado, e com um misterioso bracelete em seu pulso. Ele entra na cidade de Absolution, onde descobre que ele é um criminoso notório procurado por muitas pessoas, incluindo o Coronel Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford), que comanda a cidade com punhos de ferro. Porém Absolution enfrenta uma ameaça maior quando uma força misteriosa ataca a cidade do céu, matando todos no caminho. Enquanto o bracelete de Lonergan guarda o segredo para derrotá-los, ele deve se aliar ao Coronel Dolarhyde e antigos inimigos para combater a entidade misteriosa."


Resenha:

A história se passa no velho oeste, e a primeira cena do filme é a de um homem acordando no meio do nada com um grilhão no braço, que não consegue tirar. Quando ele mal acaba de acordar, um grupo de homens (aparentemente caçadores de índios) o encontra, e, pelo grilhão e por um ferimento em seu tórax (que se parece à um tiro) julgam-o um fugitivo e querem levá-lo à justiça para conseguir a recompensa. Felizmente, ele consegue se livrar dos homens (numa cena de luta épica) e, roubando sua roupas, suas armas, seu cavalo e seu cachorro, carinhosamente chamado, mais pra frente, de "Cão" (criatividade esbanjando), segue para a cidade próxima (Absolution), onde acaba sendo preso.

Mas essa não se trata de uma história de faroeste comum, meus amigos. Porque? Olhem para o nome, oras. Tenho que explicar tudo? Aliens, rapazes. Aliens.
Motherfugging aliens atacam a cidade, meus pequenos dragõezinhos. E é ai que eles descobrem que o grilhão/bracelete do forasteiro farofeiro foragido do faroeste (também conhecido como Jake Lonergan) é a única arma que eles tem que é capaz de fazer danos grandes aos aliens (apesar de que o bom e velho tiro de 12 na cabeça ainda causa estrago).

A narrativa flui bem, enquanto eles vão no rastro de um dos aliens, atrás das pessoas da cidade sequestradas por eles.

O filme é baseado em uma light novel de mesmo nome, escrita por  Scott Mitchell Rosenberg, ambientada no Velho Oeste americano e escrita por Fred Van Lente e Andrew Foley, com desenhos de Dennis Calero e Luciano Lima.

É um bom filme, que conseguiu unir os clássicos filmes de faroeste (como os de Clint Eastwood) com os filmes de alienígena (como Alien vs. Predador, Guerra dos Mundos, entre outros) sem parecer uma grande piada, fazendo homenagens aos dois lados. Pra vocês terem uma ideia, enquanto não apareciam os alienígenas, a sensação era de estar vendo um filme de faroeste comum. E quando havia interação com os aliens (por exemplo, quando Jake começa a recuperar suas memórias) é um perfeito thriller de extraterrestres. Incrível.
O filme faz jus à seu elenco, que conta com:

  • Harrison Ford (o eterno Han Solo, Magneto, Indiana Jones, Blade Runner...),
  • Daniel Craig (James Bond),
  • Olivia Wilde (Quorra, em "Tron: O Legado"),
  •  Sam Rockwell (Zaphod Beeblebrox, em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" [Sim, eu sei que o livro é muito melhor, obrigado. {Resenha logo no blog}]),
  • Paul Dano (Calvin, em "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita"),
  • Clancy Brown (Kurgan, em "Highlander") e
  • Ana de la Reguera (Irmã Encarnación em "Nacho Libre [Jack Black, meus amigos!]).
É um ótimo filme pra quem gosta de filmes de faroeste.
É um ótimo filme pra quem gosta de thrillers de aliens.
É um ótimo filme pra quem só quer ver alguns tiros e umas porradas.
É um ótimo filme.

Assistam, jovens dragões!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;