segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Jogador Nº1 - Ernest Cline


Obs.: Esse post tem trilha sonora, muchachos, então abram a postagem separado e aproveitem ^^
____________________________________________________________
Nome original: Ready Player One /
Ano: 2012 / Editora: Leya / 460 páginas


Sinopse

"Um mundo em jogo,
 a busca pelo grande prêmio.

Você está preparado?


O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação.
 Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora
realidade passando horas e horas conectado ao Oasis, que é uma utopia virtual que
permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver
e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas.
E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que
está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o
criador do Oasis escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme
fortuna e um poder muito grande aquele que conseguir desvendá-los.
Durante anos, milhões de pessoas tentaram, sem sucesso, encontrar esse prêmio,
sabendo apenas que os enigmas de Halliday se baseiam na cultura pop da época que
ele adorava: o fim do século XX. E, durante anos nessa busca, milhões descobriram
outra válvula de escape, estudando de modo obsessivo os símbolos de Halliday.
Como muitas pessoas, ele discute os detalhes da obra de John Hughes, joga
Pac-Man e canta as músicas do Devo enquanto ganha terreno no Oasis.
E então Wade encontra o primeiro desafio.
De repente, o mundo todo se volta para acompanhar seus passos, e milhares de
competidores se unem na busca, entre eles, jogadores poderosos e dispostos a
cometer assassinatos para tirar Wade do caminho. Agora, a única maneira de
Wade sobreviver e proteger tudo que ele conhece é vencer. Mas para isso, talvez
tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida - e o
amor no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente."


Edição e Escrita



Edição:

A edição feita pela editora Leya é muito bonita (considero essa a edição com a capa mais bonita, entretanto a versão em inglês toda pixelizada, 8-bits também é muito boa. Link no fim do post). O número um estilizado na capa tem um auto-relevo meio adesivo, meio liso, bem interessante, que aumenta o brilho da linha. As letras da capa, com esse estilo 8-bit pixelizado dá mais personalidade ao livro, o que achei bem interessante. A contracapa não tem imagens, só a sinopse, então, nada à declarar. Gostei bastante da tipografia do nome na página de apresentação, com um estilo retrô que tenho certeza que Halliday teria adorado. Uma coisa que também é muito legal é que, a cada nível (um para cada Chave) que se passa, há uma página com uma frase interessante, sendo a frase do nível 2 de Groucho Marx (um humorista americano), e as outras duas retiradas do Almanaque de Anorak (Diário de James Halliday). Além disso, destaque para a separação de cenas feita pelas três chaves, e os desenhos dos portões colocados ao lado dos nomes n'O Placar (explicado, também, mais pra frente na resenha).
Encontrei dois erros na diagramação: um erro de gramática e um de lógica. Na página 233, foi utilizado "e era mais" quando era, obviamente, "era mais" (gramática) e, na página 257, trocaram "Chave de Cobre" por "Chave de Jade" (lógica).


Escrita:

Sobre a escrita do autor, ela é bem fluida, já que o autor é também um roteirista. Há várias notas de rodapé que esmiúçam vários detalhes do cenário (algo provavelmente feito pensando no filme, já que os direitos de adaptação do livro foram comprados pela Warner antes mesmo do lançamento do mesmo), o que ficou interessante. A história é contada em primeira pessoa, pelo personagem principal, e tem vários momentos de detalhamento sobre o mundo do OASIS (apesar de muito pouco ser contado sobre o mundo real).

Resenha

A Trama:


A história é contada em primeira pessoa, pelo personagem principal, Wade Watts, um jovem do século 2044, acima do peso e antissocial, que lida com sua pobreza afundando no "OASIS (Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation), ou Simulação Imersiva Sensorial Ontologicamente Antropocêntrica[...]".

Wade perdeu o pai quando tinha apenas alguns meses e a mãe aos onze anos e agora vive com sua (odiosa) tia Alice e seus namorados, num enorme trailer numa enorme pilha de trailers. O jovem, como quase todos no mundo, é muito pobre mas ele tem uma habilidade que o diferencia: ele tem um certo dom para encontrar e reformar antigos eletrônicos.

Quando James Halliday, o multimilionário de 67 anos, e fanático pelos anos 80, morre, ele faz algo que mudaria a vida de Wade para sempre: ele começa a Caça ao Ovo de Páscoa (Easter Egg) de Halliday. O ovo de páscoa está escondido em algum lugar do OASIS e só conseguira chegar nele quem obtivesse as três chaves (de cobre, jade e cristal, nessa ordem).

E então o garoto encontra um sentido e uma solução para a sua vida, transformando-se em Parzival, um avatar que tinha o objetivo de encontrar o ovo de Páscoa.
Ele começa a estudar os anos 80, a década favorita de Halliday, e no que ele se baseou para criar o ovo: bandas, músicas, jogos, filmes. Tudo. A cultura pop daquele tempo.

Mas, depois de cinco anos desde o começo do concurso, ninguém encontrou (nem mesmo) a Chave de Cobre, e o interesse n'A Caça esfria. Como o próprio Halliday diz no Convite de Anorak (o vídeo de anuncio do concurso): "Não consegui testar este jogo em especial, por isso pode ser que eu tenha escondido o meu ovo de Páscoa bem demais. Talvez ele esteja num local muito difícil de ser encontrado."

Mas tudo muda quando, numa noite, O Placar (um local onde ficam as pontuações das pessoas que estão n'A Caça) se altera pela primeira vez. Na primeira colocação, um nome.
Parzival.
E então a vida de Wade é virada de ponta cabeça

Saindo de sua total pobreza para uma situação mais estável, ele consegue elevar o nível de seu avatar e deixá-lo cada vez mais poderoso (enquanto que, sem dinheiro, ele conseguira chegar apenas ao nível 3). O nome de seu avatar fica conhecido por todo OASIS e, consequentemente, por todo o mundo. Todos querem saber como ele conseguiu encontrar a Chave e se ele conseguira encontrar o ovo, e a chama d'A Caça é acesa outra vez, com milhares de pessoas voltando à caçadas. Mas há uma empresa, a IOI, que não segue as regras éticas do concurso, fazendo de tudo para ter o OASIS e monetizá-lo ao máximo. E, encontrando a Chave, Wade atrai a atenção deles.

Quando os muitos e-mails da IOI começam a chegar, chamando-o para uma negociação, ele resolvi ir encontrá-los (pelo OASIS, é claro) para descobrir seus planos. E é então que a IOI se revela realmente.

Quer saber mais sobre esse que pode ser o futuro novo clássico nerd?
Leia!

Links:
 
;